ÚLTIMOS TRABALHOS   

Natal, no Rio Grande do Norte, é a capital menos violenta do país. Além disso, é a terceira cidade com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste.


Rio Grande do Norte - Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Pólo Costa das Dunas. A cidade nasceu as margens do rio Potenji e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil numa região chamada "esquina do continente" distante a 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim[11].

Capital menos violenta do Brasil, décima-quarta cidade mais segura do Brasil, e terceira cidade com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, é a vigésima-primeira cidade mais populosa do país, onde detinha em 2008, uma população de 798.065 habitantes (ou 1.255.409 milhão, contando a região metropolitana). Atrai aproximadamente um pouco mais de um milhão e meio de turistas ao ano por dotar de muitas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnatal; o que faz com que a cidade se configure como a oitava cidade mais visitada por turistas do Brasil (dado de 2005), e a cidade mais visitada por portugueses. O município foi eleito pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como melhor destino turistico do Brasil em 2007, e também é uma das cidades com o maior número de leitos turisticos do Brasil, sendo aproximadamente 28 mil.

Fundada num dia de Natal, em 25 de dezembro de 1599, o nome do município tem origem do latim natale e, segundo escritores, tem ligação direta com a data de fundação da cidade. Duas teses para o fundador da cidade: a primeira diz que o sítio primitivo da cidade foi demarcado por por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599[carece de fontes?]. Outra tese, é que um capitão chamado Manuel de Mascarenhas, chegou aqui com a missão de construir um forte e uma cidade para que assim fortalecesse a posição de Portugal e afastasse qualquer possibilidade de invasão. A cidade também teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942 durante a Operação Tocha, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustivel no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo" pelo Departamento de Guerra dos EUA, junto com Suez, Gibraltar e Bósforo.

É o trigésimo-nono maior PIB municipal da nação, sendo que sua econômia não se resume só no turismo, mas também no comércio, indústria e construção civil, tanto que foi eleita a quarta melhor cidade do Nordeste para se trabalhar[26] e a capital do Nordeste em que se paga melhor a um trabalhador em um emprego formal no Nordeste do Brasil tendo também o quinto maior poder de compra por parte da população no Brasil. É terra do folclorista Luís da Câmara Cascudo e do poeta Ferreira Itajubá, possuindo monumentos históricos como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, ambos no Centro Histórico de Natal, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o maior cajueiro do mundo, o Parque da Cidade e praias como Ponta Negra, Genipabu e Pipa.

É a capital brasileira mais próxima do continente europeu, estando situada numa espécie de triângulo natural com um vértice para o norte, que é banhado de um lado pelo Rio Potenji e de outro pelo Oceano Atlântico, recebendo ventos constantes, condição que lhe concedeu o título, segundo a NASA, de cidade detentora do ar mais puro e renovável do continente sul-americano. Está localizada no litoral do estado, numa região essencialmente cercada de dunas com uma altitude média de trinta e três metros acima do nivel do mar.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Alexandre Martins © 2010